segunda-feira, 12 de julho de 2010

domingo, 4 de julho de 2010

Video sobre alfabetização: nova escola

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/milca-luiza-toyneti-santos-professora-nota-10-2009-506551.shtml

Fotos do 3º encontro






















Faça você mesmo - Gavetinhas da memória

Forma-palavras

Fotos do 3º encontro


Contar histórias favorece a emergência do pensamento abstrato, porque estimula a imaginação, a simbolização, a atenção voluntária, a memória e, principalmente, a linguagem racional. A criança começa a perceber a sequência dos fatos, a relação antecedente/consequente, a ideia de tempo e espaço. Por isso, deve ser uma prática constante, ainda mais com a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual. É interessante fazer esse pequeno cenário, como o da foto, com personagens para ilustrar a história e torná-la mais atraente. O cenário é montado no verso da tampa de uma caixa de camisa e o uso de materiais coloridos chama a atenção e desperta a curiosidade dos alunos, ajudando-os a se manterem concentrados. Você pode explorar aida as questões de forma, cor, tamanho, etc, a partir dos elementos do cenário. O fundo pode ser sempre o mesmo, de papel escuro, por exemplo. A cada história, você traz novos personagens. Acima, ratinhos para ilustrar a história do "Ratinho Frederico".

Fotos do terceiro encontro

Nesse momento, estávamos discutindo a importância de se iniciar o ensino das operações matemáticas com um suporte material, conforme aponta Vigotski. A abstração aparece quando as quantidades são muito grandes e a própria criança cmeça a usar os signos como procedimento mais econômico e abreviado, internalizando os processos de contagem e dominando os símbolos e algoritmos matemáticos, sempre com a mediação e problematização do professor!