domingo, 4 de julho de 2010

Fotos do 3º encontro


Contar histórias favorece a emergência do pensamento abstrato, porque estimula a imaginação, a simbolização, a atenção voluntária, a memória e, principalmente, a linguagem racional. A criança começa a perceber a sequência dos fatos, a relação antecedente/consequente, a ideia de tempo e espaço. Por isso, deve ser uma prática constante, ainda mais com a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual. É interessante fazer esse pequeno cenário, como o da foto, com personagens para ilustrar a história e torná-la mais atraente. O cenário é montado no verso da tampa de uma caixa de camisa e o uso de materiais coloridos chama a atenção e desperta a curiosidade dos alunos, ajudando-os a se manterem concentrados. Você pode explorar aida as questões de forma, cor, tamanho, etc, a partir dos elementos do cenário. O fundo pode ser sempre o mesmo, de papel escuro, por exemplo. A cada história, você traz novos personagens. Acima, ratinhos para ilustrar a história do "Ratinho Frederico".

Nenhum comentário:

Postar um comentário