quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Memórias da Extensão

Meu Herói

É com orgulho e satisfação que escrevo, em poucas linhas, o que para mim serviu de exemplo por longos anos, ou melhor, para minha vida inteira.
Essa pessoa que tanto me ensinou e me deixou um legado que jamais esquecerei, farei um breve resumo de sua trajetória, a quem darei o nome carinhoso de Lucas.
Lucas nasceu de uma família numerosa, tinha uma infância tranquila como toda criança de sua faixa etária, gostava de nadar e jogar futebol, mas, no auge de sua adolescência, foi acometido de uma terrível doença que veio a tolher sua juventude e o deixou acamado por longos anos. Mas sua vontade de vencer era maior e mais forte que a doença. Ele superou, aos poucos, reaprendendo a andar. Com a ajuda de muletas, se firmou fisicamente, aprendeu uma profissão, constitui família e foi honrado enquanto cidadão.
Foi com essa pessoa maravilhosa que eu convivi durante 25 anos que me ensinou e me conscientizou, em décadas passadas, quando a palavra INCLUSÃO ainda era desconhecida por grande massa da sociedade, ele já lutava e defendia seus direitos. Guardo vivo na lembrança quando ele chegava magoado e reclamava que fora humilhado por "ser um deficiente físsico", mas essa humilhação ele a transformava em coragem para lutar pelos seus direitos e de outras pessoas que sentiam as mesmas frustrações.
Como afirmei no início desse texto, venho de novo ressaltar o orgulho e a aprendizagem que essa convivência me proporcionou, pois essa pessoa a quem dei o nome de Lucas eu carinhosamente chamava de PAI!!
Memória escrita por uma das participantes do Projeto de Extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário