quinta-feira, 24 de junho de 2010

Como fazer um jogo da memória?

Olá, quero contar a vocês como se pode fazer um jogo da memória, sem gastar quase nada e ainda promover o desenvolvimento cognitivo de alunos com deficiência intelectual ou dificuldades acentuadas de aprendizagem.
Pegue cerca de 30 caixas de fósforo, do mesmo tamanho. Assim, você terá 15 pares para serem formados no jogo. Encape as caixinhas com papel camurça ou outro qualquer da mesma cor e tom, para não viciar o jogo. Nas faces maiores, cole as figuras, como por exemplo de animais ou objetos. A cada 2 caixinhas, você deverá colar a mesma figura, sem nenhuma diferença. Para isso, procure figuras COLORIDAS na internet e faça cópias idênticas. Se o jogo for com animais, vc pode colocar um pouco de mamífero, de ave, de réptil, etc (duas vacas, duas galinhas, duas cobras, etc). Isso permite que, ao terminar o jogo, vc explore a classificação desses animais com as crianças, pedindo que separem as aves, os mamíferos, etc e expliquem o porquê da classificação. Na hora do jogo, as caixinhas devem estar embaralhadas, dispostas em colunas e com a face da figura voltada para baixo. O modo de jogar é o de qualquer outro jogo da memória, preferencialmente em duplas ou quartetos. Aproveite também para explorar a ideia de quantidade, quando encerrar o jogo, perguntando quem tem mais pontos, quantas caixinhas um tem a mais/menos que outro, quantos pares cada um fez, quantas caixinhas ao todo tem cada um, quantas peças tem o jogo....Essas iterferencias são cruciais para o desenvolvimento cognitivo da criança, nas séries iniciais e educação infantil. Esse jogo pode ser usado nas aulas de ciências, por exemplo, como estratégia para trabalhar a classificação dos seres vivos ou mesmo na sala de recursos, como um complemento aos assuntos que a criança deverá dominar na escolarização regular, mas sem a característica de reforço escolar. Outra variação é associar um objeto, animal, etc à escrita correspondente ou mesmo a quantidade ao número..O uso das caixinhas de fósforo, vale ressaltar, favorece a preensão da criança, que pode ter dificuldades na coordenação motora. Vc ainda pode, antes de encapar com o papel camurça e passar contact, preencher as caixinhas com papel, massinha ou outro material para torná-las mais resistentes e pesadas, tornando mais fácil os movimentos preênseis de alunos com paralisia, que costumam ter muitas dificuldades motoras Aproveitem!!!Que tal fazer um joga da memória com os jogadores da Copa, associando nome e figura? Ou instrumentos do futebol, como rede, trave, bola, chuteira, gramado, apito, jogador, juiz, etc..?!!!Experimente na sala de recursos...As crianças vão adorar....

Um comentário:

  1. Muitas cores....Para quê???!!!!

    Você sabia que para fcilitar a concentração e atenção voluntária da criança com DI é preciso usar materiais muito coloridos, inclusive na hora de escrever na lousa??!!!Isso ajuda a regular seu comportamento e chama a atenção, evitando a saturação e o estresse....
    Acompanhe as dicas. Visite-nos sempre!!!!

    ResponderExcluir