quinta-feira, 17 de junho de 2010

Cronograma e Atividade Prática

Envio-lhes aqui a tabela COM O NOVO CRONOGRAMA do nosso Projeto. O próximo encontro será dia 28 de junho. Depois, voltamos só em agosto... No encontro do dia 28/06/10, das 17:30 às 19:ooh, concluiremos o texto que está em andamento. Vou comentar mais sobre a metodologia que utilizei, propor alguns ajustes e discutiremos as dúvidas. Comunico-lhes também que já está no XEROX DA UEMS a nossa atividade prática, referente ao texto já mencionado. Esta atividade deverá ser entregue no primeiro encontro de agosto, portanto, no dia 02/08/10. Também, como atividade prática, proponho ainda a elaboração individual de um texto memorialista (uma memória) sobre o que cada um vivenciou (na infância, na escola, na adolescência, na sociedade, na família, no trabalho, se já trabalhou na educação especial, se tinha vizinho com deficiência, como era, etc.) a respeito da inclusão/exclusão de pessoas com deficiência, especialmente no caso da deficiência intelectual, ressaltando suas reações, seus medos, suas expectativas, enfim, lembrando como era sua relação com essas pessoas ou apenas contando o que você ouvia sobre o assunto e como se sentia em relação ao que escutava...A memória também será obrigatoriamente para 02/08/10, ou seja, para o 1º encontro de agosto. O texto deve conter de 15 a 30 linhas apenas, com começo/meio/fim, escrito na 1ª pessoa do discurso (eu), em tom subjetivo, evocando fatos do passado, obecendo um percurso textual narrativo (pode ser manuscrito). Cada pessoa colocará seu nome completo na atividade e e-mail, se houver, criando necessariamente um pseudônimo (nome falso ou artístico). Por exemplo: giovani ferreira bezerra (Juan Pérez ou Gil Férrer, etc...), porque as memórias serão postadas no meu blog ( e com o pseudônimo ninguém saberá quem as escreveu). Com as memórias, quero iniciar alguns estudos sobre as narrativas dos sujeitos universitários e professores sobre as representações e concepções sobre a pessoa com deficiência, resgatando aspectos históricos individuais e coletivos, bem como análise do discurso. No blog, teremos a coluna Memórias da Inclusão: entrecuzando passado e presente para fazermos um caminho diferente"....Como vocês viram pelo VII Seminário em Educação, precisamos dar mais atenção aos discursos, ao longo do tempo e na contemporaneidade, desfazendo-se preconceitos e estereótipos, enquanto quesionam-se relações mesquinhdas de poder na escola e sociedade. Além disso, quando discutirmos sobre como Vigotski compreendia a deficiência e a forma de tratamento dado a pessoas nessa condição, será de extrema importância que vcs tenham refletido sobre isso, a fim de fazermos um paralelo. Para nós, professores, o trabalho com narrativas individuais tem se colocado como parte integrante da formação continuada, por permitir a objetivação e a catarse.Conto com a colaboração de vcs para isso e agradeço a todos, que têm se dedicado a esse projeto, muitas vezes deixando de lado seus compromissos ou aumentando o corre-corre diário. Isso mostra que temos os mesmos sonhos: transformar coletivamente a educação!!! Aqui O cronograma das datas fica assim:
Junho: 14/06 e 28/06
Julho: recesso
Agosto: 02/08; 16/08 e 30/08
Setembro: 13/09 e 27/09;
Outubro: 04/10; 18/10 e 25/10
Novembro: 08/11; 22/11 e 29/11
Dezembro: 06/12 encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário