sexta-feira, 18 de junho de 2010

Resumo do texto (tuleski, 2008)

Pessoal, este é um resumo do texto que estamos vendo (encontros dos dia 14/06 e 28/06/10), usado por mim na apresentação da temática. Vocês podem usá-lo como um recurso para entender melhor as ideias do texto e mesmo para responder a atividade prática, no caso de não conseguirem adquir a apostila. Boa leitura!!!
Vigotski propõe a superação do determinismo biológico em Psicologia, demonstrando que o desenvolvimento humano segue um percurso evolutivo de natureza histórico-cultural.

Nesse sentido, seus estudos buscam entender o comportamento dos animais, para diferenciá-lo das formas de conduta tipicamente humanas.

A consciência humana forma-se a partir da prática social, tendo em vista as relações de produção (capitalismo x comunismo).

A Psicologia de Vigotski de ser interpretada como resposta às necessidades das sociedades russa e soviética, no período contraditório dos anos pós-revolucionários.

O uso de instrumentos e signos na atividade laboral, como forma de domínio sobre a natureza e sobre si mesmos, diferencia os homens dos macacos (transformação do meio e adaptação ao meio).

A linguagem racional, enquanto sistema simbólico, aparece da necessidade de comunicação entre os homens, no processo de trabalho, tornando-se então um fator básico de distinção entre homem e animal e o mecanismo capaz de transformar o pensamento prático em verbal.

A comparação entre o homem moderno e o homem “primitivo” evidencia a historicidade das funções psicológicas humanas, que não são dadas a priori, nem são produto de mera evolução quantitativa, mas estão associadas à forma como cada ser humano se relaciona em sociedade.

No homem “primitivo”, predominam as funções naturais, vinculadas às possibilidades biológicas; no homem moderno, prevalecem as funções culturais, baseadas no uso de dispositivos mnemotécnicos.

“O acesso de todos aos bens culturais (instrumentos e signos) impulsionaria o desenvolvimento de todos os indivíduos em sociedade” (TULESKI, 2008, p. 130).

Assim, fica claro que a evolução humana não depende apenas das leis biológicas, mas, sobretudo, das leis sócio-históricas.

O mecanismo capaz de produzir tal evolução é a transmissão, de geração em geração, das aquisições e conquistas humanas, tanto no âmbito da cultura material quanto intelectual.

12)Vigotski enfatiza que o comportamento humano é mediado e regulado por signos (linguagem, as estratégias de memorização, a magia, o sistema numérico e alfabético, o desenho, etc.).

O desenvolvimento de cada indivíduo está condicionado à apropriação desses signos e demais instrumentos culturais. Leia a citação de Leontiev, na página 133.

14)Na página 133, leia o último parágrafo, que termina na página 134.

A auto-regulação e a auto-disciplina do comportamento humano não podem ser fruto de mera coerção externa, mas devem resultar do engajamento do indivíduo num projeto coletivo, do qual participa como sujeito consciente e se apropria de novos objetivos/valores, abandonando atitudes egoístas.
“Se os homens são capazes de revolucionar a sociedade, sua forma de organização, as relações sociais ligadas à produção de suas próprias vidas, são capazes de revolucionar, de transformar sua própria natureza, podem desejar algo diferente do que são e concretizar tal desejo” (TULESKI, 2008, p.137).

Vigotski interessa-se, nesse contexto revolucionário, em estudar a criança, para então compreender a própria natureza humana e suas possibilidades de transformação a partir do coletivo.

Sua preocupação com o desenvolvimento individual leva-o, assim, a interessar-se pelo estudo da filogênese e ontogênese humanas.

A ontogênese não repete a filogênese, pois a criança já nasce num ambiente cultural, humanizado, repleto de mediações sociais, instrumentos, signos e pessoas, que direcionam seu desenvolvimento.

20) A escola deve promover o desenvolvimento das funções psicológicas superiores na criança (memória lógica, atenção voluntária, abstração, linguagem racional, pensamento verbal, auto-regulação, etc.).

A aquisição da linguagem e seus significados redimensionam as demais funções psíquicas, proporcionando a superação qualitativa dos fatores biológicos existentes em cada função psicológica.

A apropriação ou internalização das funções psíquicas superiores depende sempre da comunicação/interação da criança com outras pessoas, bem como das necessidades que a vida coletiva lhe impõe. Por isso, a psique é uma construção histórico-social, antes de ser um produto da biologia.

23) Interagindo com outros indivíduos, a criança aprende, assim, a regular seu próprio comportamento, utilizando com relação a si mesma as formas de conduta que os adultos utilizavam com ela (p. 158-159).
24) A educação coloca-se como essencial para a formação do novo homem comunista (alteração da consciência burguesa) e para a transmissão do conhecimento humano historicamente produzido e acumulado. Para tanto, a pedagogia precisa recorrer à Psicologia, que nortearia a práxis do educador.

25) A educação escolar não pode se deter nas funções elementares ou orgânicas das crianças, mas fazê-las avançar em seu desenvolvimento cognitivo, com a transição dos conceitos espontâneos aos científicos.
“A instrução é válida se precede o desenvolvimento”. Agora, leia o primeiro parágrafo da página 173, inclusive a citação de Vigotski, para entendermos essa frase.

27. Na educação das pessoas com deficiência, torna-se necessário criar vias colaterais (compensação), a fim de substituir as perdas biológicas e permitir o desenvolvimento das funções mentais superiores.

Vigotski, almejando que todos os indivíduos participassem do coletivo, propôs um novo papel à escola especial soviética: em vez de se adaptar à deficiência, ela deveria buscar diferentes recursos/métodos para superar as limitações individuais, preservando os mesmos objetivos da Educação Geral (comum).

O autor busca, assim, romper com a visão organicista e assistencialista da deficiência, sob o enfoque da Educação Social e Laboral, que proporcionaria às pessoas com e sem deficiência a participação na sociedade, a apropriação das funções psicológicas superiores e a objetivação de suas habilidades.

30. A teoria de Vigotski enfatiza, portanto, a apropriação, pelo homem, dos signos e das funções psicológicas superiores, que, por sua vez, obedecem à lei da internalização. Essa apropriação deve ser mediada pela escola, pelo trabalho coletivo e pelas relações sociais que os homens estabelecem entre si, a tal ponto que o fator biológico ou as deficiências orgânicas vão sendo superados e cada indivíduo torna-se dono das aquisições da cultura humana (material e intelectual), bem como capaz de controlar e conhecer seu próprio comportamento. “Vê-se agora a importância da educação como edificadora, como dirigente do processo de desenvolvimento de todos os indivíduos em sociedade, capaz de efetivar o homem comunista em sua plenitude” (TULESKI, 2008, p. 185).

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