quarta-feira, 23 de junho de 2010

Mais dicas para promover o desenvolvimento cognitivo de alunos com DI

1) Na Educação Infantil e anos inicias , explore as brincadeiras de papeis e de faz de conta, porque promovem o desenvolvimento da imaginação, da simbolização, da abstração e da generalização, conceitos básicos para a aprendizagem escolar, além a emergência de uma linguagem mais elaborada. Isso ocorre porque a brincadeira é um momento de muita interação verbal entre as crianças, preservando-se o papel de mediador do professor.
2) Explore brincadeiras ou situações que levem à compreensão dos conceitos alto/baixo; em cima/embaixo; maior/menor; na frente/atrás; direita, esquerda, entre duas coisas/ passado, presente, futuro; mais/ menos; igual;diferente; primeiro/segundo....último. Isso é muito importante para a posterior aprendizagem da escrita, da matemática e ainda para a orientação espacial e temporal, facilitando apropriação de conceitos matemáticos, geográficos, históricos, gramaticais, etc. pela criança.
3) Trabalhe com narrativas visuais, para que a própria criança fale e recrie a história, desenvolvendo o raciocínio, a compreensão, a sequência de fatos e a oralidade (no caso da síndrome de Down, costuma haver dificuldades de fala).
4) Leve jogo da memória, para ajudá-la a desenvolver atenção, concentração e associação. Quebra-cabeças também são excelentes para estimular as funções cognitivas.
Mais dicas em breve. Acompanhe nosso blog e sugira outras dicas, com base em sua experiência.!!!! Abraço...

Nenhum comentário:

Postar um comentário