segunda-feira, 21 de junho de 2010

Dicas para trabalhar com alunos com deficiência Intelectual

Escreva com cores diferentes na lousa para chamar atenção e facilitar a localização de informações pelo aluno;
Adote o princípio vigotskiano da coletividade heterogênea, isto é, forme grupos de alunos com diversas capacidades intelectuais;
Utilize atividade de duração curta ou média, evitando assim a saturação psíquica do aluno e o consequente desinteresse. Leve recursos com som, muitas imagens e permita que o aluno faça alguma coisa, em vez de só ouvir, como cartazes, recortes, paineis, dramatizações, jogos matemáticos para compreender as quatro operações...
Sistematize o conhecimento com estratégias metodológicas que estimulem a concentração e a atenção seletiva do aluno.Exemplo: na aula de História (ou qualquer disciplina), apresente figuras, músicas da época e prepare um texto-síntese, a partir do material em uso. Divida esse texto em várias tirinhas, com algum caracter especial diferenciando as tirinhas, sem repetir(cores diferentes, um coração, um quadrado, uma estrela, uma carinha)Entregue uma para cada aluno e diga a eles para ficarem atentos, pois vc pedirá que leiam o que está escrito na tirinha, conforme a ordem que só vc conhece ()tenha seu controle).Como eles não sabem quando serão chamados, ficarão atentos à sua aula. Vc pode fazer assim: quem estiver com a tirinha escrita na cor azul, pode ler..O aluno lê a informação (que deve ser breve) e vc puxa a discussão. Se o alunoi não lê, mas conhece as letras, peça a ele que soletre, enquanto a classe tenta adivinhar o que está escrito no papel dele. Se ainda não conhece as letras, coloque-o em grupo ou no caso de ter muitas dificuldades também! Desse modo, todos particpam da sua aula, sem vc deixe de ser aquele que detém o saber sistemático. Esses caracteres especiais são colocados para chamar a atençaõ do aluno e ajudá-lo a reconhecer cores, símbolos, signos e localizar informações, aprendendo a seguir instruções e perceber-se dos recursos gráficos. Ao final, vc propõe a elaboração de um painel, para colar as tirinhas e pergunta: quem falou primeiro, vcs lembram? Qual tirinha?E depois? O aluno pode se recordar dos signos, em vez da ideia: primeiro passo para a aprendizagem do conteúdo Assim, o conteúdo é revisado e o aluno engaja-se numa atividade de memorização mediada, além de aprender a sequência: primeiro, segundo, terceiro... e observar o texto reconstruído, com a colagem de todas as tirinhas. É uma forma de trabalhar também com a síntese de um conteúdo e deixar que os alunos falem, em vez só do professor. Os movimentos do cartaz, as tirinhas, as cores, os signos tornam mais fácil envolver o aluno com deficiência intelectual. Nessa atividade, estimule a comparação entre os atributos das tirinhas, mostre a importância de se lembrar a ordem das ideias para montar o painel, a fim de manter a coerência do texto (percurso argumentativo) e a forma de se fazer uma síntese.Se quiser, peça para numerarem as tirinhas, reforçando a sequencia numérica. Entregue algumas tirinhas já numeradas, para dar pistas, se quiser.

Um comentário:

  1. Como é maravilhoso encontrar um material tão proveitoso,para enriquecer novas experiências .

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