terça-feira, 9 de novembro de 2010

Dica Pedagógica!!!

Olá, pessoal

Uma dica interessante para proporcionar o desenvolvimento cognitivo e verbal de crianças com deficiência intelectual é o uso de Blocos Lógicos. Primeiro, leve-os para sua sala de aula ou sala de recursos multifuncionais e deixe os alunos explorarem livremente. Aos poucos, comece a sistematizar o uso do material, levando as crianças a perceber as formas geométricas, as cores, os tamanhos e as espessuras. Uma maneira prazerosa de fazer isso é criando uma história que exija das crianças a percepção de atributos e a argumentação. Ex: brincadeira de caça ao tesouro. Distribua uma peça do material para cada criança. Fale assim para os alunos: "Fiquei sabendo que existe um tesouro para nós aqui nesta sala, escondido para vocês. Uma só pessoa tem a chave!Vamos procurá-lo?...A chave do tesouro está com quem tem uma peça azul...(comece dando pistas cada vez mais complexas). Vou dar mais uma pista: é um triângulo....(espera um pouco)... é grande...é fino..." A brincadeira promove a argumentação verbal das crianças, a comparação, a discriminação visual (o que leva à abstração de traços percebidos e, consequentemente, à generalização), a memorização, a atenção voluntária, a imaginação, enfim muitas outras funções psíquicas superiores!!!!O tesouro pode ser uma saco de balas, a ser dividido entre TODOS!!! Não estranhe a algazarra!!! Deixe-as falar, é importantíssimo!!!


Você ainda pode variar de outras formas, como: Um marinheiro, depois de um naufrágio, ficou preso numa ilha misteriosa. A condição para ele reaver sua liberdade é resolver um desafio, que o soberano dessa ilha lhe propôs, querendo se divertir. Num monte de peças coloridas, multiformes, o rei disse ao marujo: Se descobrires o enigma que te proponho, és de novo homem livre. Atenção às pistas e seja rápido, pois se não conseguir, entrego-te aos leõs ferozes!!! E, no meio daquela miríade de peças, o marinheiro se viu tentando decifrar o problema do rei. A peça que quero é vermelha...(as crianças vão reproduzindo as ações para ajudar o marinheiro e quem tem uma peça vermelha já fica em alerta). O marujo rapidamente separou com espantosa velocidade tais peças. É como a lua cheia (complique para tornar mais divertido, ou seja, é um círculo: veja que aqui as crianças devem generalizar o formato circular com base em outros contextos) e, num instante, o marinheiro separou consigo todas as peças circulares. Mas é pequena, como meu coração. O rei ria às garagalhadas da pressa do marujo, que tratou de isolar os círculos menores. Por fim, é grossa como as camadas de minha armadura...Achei!!! Gritou, nesse momento, o marinheiro, mostrando o CÍRCULO VERMELHO, PEQUENO E GROSSO!!! Oh, rei, se fui tão veloz, dá-me a liberdade. Não creio que seja tão pequeno vosso coração, a ponto de entregar aos leões um pobre náufrago em vez de lhe deixar partir para rever a família que o espera. E o rei, comovido, com tais palavras, admirado da inteligência do marinheiro, deixou-o a partir, dizendo: "Marinheiro, és um homem esperto, dou-te consentimento a partir. E, assim, o marinheiro voltou para sua casa, num barco que o rei lhe deu, feliz com a chave de sua liberdade, que tornou seu novo amuleto...(Invente outras maneiras de contar). As crianças vão adorar, porque estarão participando da brincadeira!

Proponha sequências diversas e cada vez mais complexas, combinando várias peças e atributos do material, como triângulo vermelho grande, grosso; triângulo vermelho pequeno grosso; vermelho, grande fino; vermelho, pequeno, fino; azul, grande, grosso; azul, pequeno, grosso e peça para completar o padrão. Prponha diferentes modelos de sequência, inclusive os tradicionais "trenzinhos". A sequenciação é estimula o raciocínio lógico da criança e o pensamento verbal, sendo base para generalizar conceitos e levar a formação de regras gerais de ação. Peça a criança para comentar suas escolhas, pois assim ela verifica seu pensamento, ao mesmo tempo que internaliza procedimentos lógicos. Não deixe de fazer!!!

Veja as fotos do material, gentilmente emprestado pelo laboratório de Pedagogia da UEMS, usados em nosso 12° encontro da extensão na UEMS








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