terça-feira, 23 de novembro de 2010

PLANO DE AULA CURSO DE EXTENSÃO – UEMS DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
CURSISTAS: Ellen Cristina da Silva Souza
Maria Jose Ferreira Borges
Selma Rosa Lucas da Silva
MODALIDADE : ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIE :6º ANO
CONTEÚDO: A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A VIDA.
OBJETIVOS:
1 – Compreender a importância da água para a vida no planeta;
2 - Conhecer os estados em que se encontra a água;
3 – Desenvolver atitudes de conservação e preservação da água;
4 - Valorizar o meio ambiente.
TEMPO ESTIMADO: 06 aulas
MATERIAL USADO:
- lápis de cor, canetinha, giz de cera ou tinta de várias cores , cartolina, esponja, revistas, tesoura, cordão, palito de picolé ou grãos, aparelho de som, espelho, recipientes transparentes, gelo, máquina fotográfica, filmadora, globo terrestre, mapa hidrográfico.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO:
1- Importância da água para a vida;
2- Os estados físicos da água;
3- Atitudes de conservação e preservação da água.
4- Valorização do meio ambiente e da natureza para a vida no planeta.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
1º MOMENTO
O CONTEXTO DO TEMA
O professor deve observar como as crianças usam a água na escola para iniciar o estudo de forma significativa. (este momento poderá ser feito com uma filmadora na hora do lanche ou recreio dias antes).
Na roda de conversa, comentar que tem observado que algumas crianças enchem o copo e não bebem toda a água, que deixam a torneira aberta enquanto lavam as mãos. Em seguida apresentar a filmagem, para que eles mesmos se observem. A partir daí, problematizar:
1- De onde vem a água?
2- Será que existe muita água no planeta para beber?
3- Como utilizamos a água no dia-a-dia?
4- Como encontramos a água? Ela é sempre líquida?
5- Como devemos fazer para cuidar da água?

PORTADORES DO TEXTO
Registre a fala das crianças nesse momento para depois confrontar com as informações e conhecimentos construídos durante o estudo. Essas questões vão guiar o estudo do tema.
Proponha, após a conversa, escrever coletivamente uma lista de situações em que se usa a água. Registre a fala das crianças no quadro ou numa cartolina.
Durante o estudo, podemos propor a produção de uma cartilha contendo dicas de como preservar a água ou mesmo uma campanha dentro da escola com panfletos organizados pelas próprias crianças sobre 10 boas maneiras de preservar e conservar a água no planeta
FLEXIBILIZAÇÃO DE RECURSOS
Sempre que possível fotografar todos os momentos de produção dos alunos , para fazer um mural na finalização das atividades.
2º MOMENTO
LEIA O TEXTO:
A água é um recurso natural único, escasso e essencial à vida, distribuído de forma desigual no planeta. De toda água existente no planeta, 97,5% é salgada e apenas 2,5% é doce. Grande parte da água doce encontra-se em geleiras ou em regiões subterrâneas (aquíferos). Somente 0,4% de água doce é encontrada em rios, lagos e na atmosfera; portanto, de fácil acesso ao consumo humano. Para você entender melhor, imagine uma piscina com capacidade de 1.000 litros: são 975 litros de água salgada e somente 25 litros de água doce. Destes, apenas 100 ml (quantidade igual a um copo americano) estariam disponíveis para o consumo. Com o desenvolvimento das indústrias e o crescimento das cidades, aumentou o consumo de água. A poluição também aumentou, atingindo principalmente os reservatórios de água da superfície, matando rios e lagos. Não podemos nos esquecer de que 70% do oxigênio do planeta é produzidos por algas que habitam rios, lagos e oceanos. O Brasil possui a maior disponibilidades hídrica do planeta, com cerca de 13,8%, sendo que: 68,5% dos recursos hídricos estão localizados na região Norte que possui 7% da população brasileira: 6% estão na região Sudeste, com quase 43% da população; 3% estão na região Nordeste onde habitam 29% da população.
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Suscite após a leitura uma conversa sobre o assunto tratado. Apresente um globo para as crianças visualizarem a distribuição e quantidade de água existente no planeta. Solicite que representem através do desenho de um gráfico de setor a distribuição da água na Terra, usando cores diferentes para diferenciar a água doce e salgada, assim: oceanos e mares - 97% ; geleiras inacessíveis – 2%; rios, lagos e fontes subterrâneas -1%.
(fonte: livro de ciências 6º ano - Carlos Barros)
FLEXIBILIZAÇÃO DE RECURSOS E TEMPO
Na hora da construção dos desenhos, retome o que é gráfico de setor.
Use um mapa hidrográfico para que o aluno visualize melhor as informações do texto. Poderá construir um gráfico de setor usando cordão, palito de picolé ou grãos em uma cartolina para fixar na sala.
3º MOMENTO
LEITURA DE POEMA
POEMA DA ÁGUA
A água também nasce pequenina
- Nasce gota de orvalho ou de neblina...
A água também tem sua infância
- Quando apenas riacho cantarola
Brinca de roda nos redemoinhos...
E arranca as flores que a marginam
Para engrinaldar a cabeleira solta
Sobre o leito revolto das areias...
A água também tem a adolescência
- Sonha lagos românticos à lua...
A água também tem maturidade
- Fica serena e grave em rios fundos...
A água também tem sua velhice
- E de ver-lhe os canelos muitos brancos
Onda lenta de espuma destrinçada em neve, nos ares flutuando...
A água também sofre... E quando sofre
Se faz divina e vem brilhar em lágrimas
Ou se reflete a dor da natureza
Geme no vento transformada em chuva.
A água também morre... E quando seca
- E a sua morte entristece tudo:
Choram-lhe, enfim na desolação,
Todos os seres vivos que a rodeiam...
Bendita seja, pois, água divina
Que fecunda, consola, dessedenta,
Purifica...

( www.revista.agulha.nom.br )
Após a leitura, conversar sobre o poema. Perguntar sobre o que eles entenderam quando o autor fala: “A água também nasce pequena como gota de orvalho ou de neblina e morre quando seca, entristecendo todo mundo”.
Neste momento, o professor poderá fazer uso de algumas experiências como:
- colocar uma plantinha em água limpa e outra em água suja (observar a duração de vida da mesma).
- Deixar uma plantinha ficar totalmente sem água em seu solo: ficará murcha, depois acrescentará a água e ela irá reviver (mostrará a importância da água aos seres vivos).
- Com uso do espelho, ele poderá demonstrar a água em forma de vapor, assim entenderá melhor a neblina, orvalho, como nasce a água etc...
- Proporcionar aos alunos um momento de leitura com os seguintes livros:
- A água e a vida – Patrícia Secco
- As aventuras de uma gota - Samuel Murgel Branco.
A partir das leituras fazer pequenas dramatizações (filmar para que eles assistam depois).
4º MOMENTO
Leitura da História: “Seis razões para cuidar bem da água (Nilson Machado)”.
Depois da leitura, listar oralmente com as crianças as razões por que devemos cuidar bem da água. Após essa conversa, solicitar que registrem por meio do desenho e da escrita as razões para cuidar bem da água. (registrar na cartilha sugerida anteriormente).
5º MOMENTO
MÚSICA E DANÇA

Conversar na roda sobre os estados físicos da água, despertando a curiosidade das crianças, com a descoberta do movimento da água. Pergunte:
- A água apresenta-se na natureza sempre do mesmo jeito?
Para responder essa pergunta, proponha a escuta da música: Planeta Água – de Guilherme Arantes.
Escute pelo menos duas vezes. Inicie a conversa após a música, indagando: Como a água se apresenta na Natureza?
FLEXIBILIZAÇÃO DO TEMPO
O Professor poderá apresentar um cartaz que represente o ciclo da água, para que os alunos relembrem os movimentos da água (precipitação, infiltração, combustão, transpiração, evaporação e respiração) ou na sala de tecnologia no site you tube: as etapas do ciclo da água.
PLANETA ÁGUA (Guilherme Arantes)
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão.
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão.
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão.
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população.
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem
Tranquilas
No leito dos lagos.
Água dos igarapés
Onde iara, a mãe d’água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão.
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação.
Gotas de água da chuva
Tão triste. São lágrimas
Terra! Planeta água.
Organize uma releitura da música através da técnica de pintura mista para demonstrar o movimento das águas.
Procedimentos para a pintura:
1º - Cole duas folhas de cartolina branca demarcando o espaço de cima para pintar o céu e as nuvens. A parte de baixo para a água dos rios, lagos e mares.
2º - Coloque a cartolina no chão e divida em grupos para pintar o céu. Depois de seca, o outro grupo, com esponjas e tinta branca pinta as nuvens.
3º - Enquanto isso, os outros grupos estão desenhando com hidrocor e lápis colorido os mares, os rios, os lagos para recortar e colar na cartolina. Podem ser introduzidos outros elementos nos desenhos, tais como: recorte de casas, pessoas, plantas, animais, aves, peixes para compor o cenário.
4º - Após esse momento, o professor organiza as crianças sentadas no chão com os desenhos recortados para serem colados um a um na cartolina já pintada e seca.
Exponha a produção no mural da sala, com a letra da música do lado. (não esqueça de fotografar cada momento).

O professor poderá ainda propor uma coreografia da música (sugestão: meninas de saias de TNT cor azul, tiras de TNT azul nas mãos, fazendo um balanço conforme a música. Pode acreditar, as crianças consegue organizar esta dança. Fica muito bonito.)
AVALIAÇÃO
- Será de forma contínua, observando sempre a cooperação e a colaboração do trabalho desenvolvido com o grupo durante todas as produções.
- Perceber se as crianças demonstraram compreender a importância da água para a vida;
- Observar, através de cada produção e das falas, se houve mudanças de atitudes em relação ao uso da água na escola.

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