sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Pessoas com deficiência: minhas memórias


Em toda a minha vida, estudei em escolas púbicas, onde era difícil ver uma criança com necessidade especial. Mas um dia, não me recordo em que série estava, uma garoa “diferente” entrou na minha sala. Viramos amigas. Ela tinha uma dificuldade na fala muito grande e seu desenvolvimento não era “igual” ao dos outros. Os professores também não se esforçavam para que fossem superadas suas dificuldades. Lembro que ela ia para o banheiro e ficava chorando por horas, pois os coleguinhas ficavam zombando dela. Era muito difícil e ela acabou saindo da escola. Uma vez, depois disso, eu a encontrei e ela me disse que estava com começo de depressão. Disse-lhe que não ligasse para o que os outros falavam, mas eu sabia que não era fácil para minha amiga simplesmente ignorar o preconceito dos outros.
Outra vivência que também tive com pessoas com deficiência foi com um surdo. Ele entrou em minha classe. Sabe, a gente se esforçava para transmitir a ele a explicação, pois na sala ainda se tinha intérprete. Assim, a gente ia escrevendo a explicação, mas, mesmo dessa forma, ele podia aproveitar muito pouco de tudo o que era visto em aula.
Hoje sei que ele terminou o Ensino Médio, mas, como nos diz, “não foi fácil”. Aprendeu muito pouco, pois os professores o ignoravam, fingiam que ele nem estava na sala, sendo que às vezes, quando queria perguntar algo, o professor simplesmente olhava para o outro lado...
Em toda a minha vida escolar, vi que a realidade para pessoas que têm algum tipo de deficiência não é fácil. Por isso, agora me interesso muito pelo assunto de inclusão, pois serei uma futura educadora e quero estar preparada para ajudar a todos que estiverem ao meu lado!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário