quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Dica Pedagógica!!!






Nas aulas de matemática ou mesmo no AEE você pode trabalhar o jogo de boliche ( ou qualquer outro) e realizar, com os alunos um registro de pontos em forma de gráfico, com a pontuação de cada um. Isso promove o desenvolvimento da abstração, das noções de quantidade (mesma, diferente, maior , menor), da comparação (por dados em relação) e da representação simbólica, além de ajudar os alunos com deficiência intelectual a compreender melhor as informações de um gráfico, forma de organização de ideias e dados com a qual se depararão bastante na cultura, já que é um signo culturalmemte elaborado pelo homem para organizar e visualizar de modo esquemático diversas informações. O gráfico deve ser feito inicialmente de forma concreta, com caixinhas de fósforo, por exemplo, com a quantitade de pontos de cada criança. Faça no papel pardo, sendo o eixo vertical a quantidade de pontos e o eixo horizontal o nome dos alunos (A, B, C no meu modelo). Esse modelo é um gráfico de colunas. Fica visível quem fez mais pontos, quantos a mais, a menos, etc. Depois, você terá condições de avançar para a generalização conceitual do que é gráfico, quais os outros tipos, o que ele representa, passando a usar a representação apenas desenhada, pois as crianças já vão ter facilidade para imaginar e ler o gráfico. Lembrem-se: primeiro o comportamento forma-se por procedimentos externos, por interações verbais e práticas entre pessoas, para, depois, internalizar-se como forma interiorizada de conduta. Por isso, a mediação de objetos, instrumentos e da linguagem é fundamnetal nesse processo!!!Aproveitem!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário