segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Plano de aula na proposta Histórico-Crítica

PLANO DE AULA 05 Professora: LENI APARECIDA SOUTO MIZIARA

Disciplinas: Língua Portuguesa/Matemática/Geografia/História/Ciências/Artes

TEMPO DE DURAÇÃO: 20 aulas

TURMA: 2º Ano
1 – PRÁTICA SOCIAL INICIAL DO CONTEÚDO
1.1 – Título da unidade de conteúdo: MEIO AMBIENTE

2.0 - CONTEÚDOS:

2.1 - LÍNGUA PORTUGUESA
· Texto narrativo MEIA PALAVRA NÃO BASTA
· Linguagem oral e escrita da história;
· Análise do texto;
· Escrita espontânea;
· Sequencia do texto – Ilustração (início, meio e fim);
· Reescrita coletiva do texto / Revisão do texto;
· Letras maiúsculas e minúsculas;
· Nomes comuns e próprios;
· Ortografia;
· Pontuação;

2.2 – MATEMÁTICA
· Leitura escrita, comparação, ordenação, seriação, sequencia numérica das unidades, agrupamento, calculo mental;

2.3- GEOGRAFIA
· A criança e o meio transporte
· A criança e as noções de tempo, lateralidade.

2.4 HISTÓRIA
· A criança e suas relações com o meio ambiente (meio ambiente e animais ontem e hoje)

2.5 CIENCIAS
· Conhecimento dos componentes do ambiente (água, ar, solo e seres vivos)
· Importância da preservação do ambiente
· Utilização racional da água

2.6 ARTES
· Formas de expressão (desenho, pintura, colagem, modelagem, canções, dramatizações)

2.7 EDUCAÇAO FÍSICA
· Dança e jogos

3 - COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
· Conhecer as diversas espécies de animais que vivem na natureza;
· Identificar os animais mamíferos dentre as diversas espécies;
· Identificar as características desta espécie
· Demonstrar atitudes de conservação e preservação em relação ao meio ambiente
· Reconhecer a importância do uso racional da água;
· Identificar o espaço dos animais silvestres e domésticos;
· Identificar os animais que são uteis como meio de transporte
· Realizar diferentes tipos de contagem a partir do painel
· Representar quantidade numericamente
· Relacionar quantidade ao numeral
· Resolver situações problemas por meio de estratégias não – convencionais e convencionais
· Correspondência entre a oralidade e a escrita.
· Participar efetivamente de situações de comunicação oral expressando-se a partir do reconto de uma história seguindo uma sequencia lógica de narração.
· Desenvolver a linguagem escrita;
· Refletir sobre as características do sistema alfabético;
· Expressar nas linguagens artísticas, mantendo uma atitude de busca pessoal e ou coletiva articulando a percepção, a emoção, imaginação, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e fruir produções em artes.
· Expressar ideias e opiniões frente a atividades desenvolvidas
· Desenvolver diferentes formas de movimentos corporais.

4 – VIVÊNCIA COTIDIANA DO CONTEÚDO ( o que os alunos já sabem a ser ministrado)
O que é meio ambiente? Ultimamente o que vocês têm ouvido sobre meio ambiente?

4.1 – O que os alunos gostariam de saber a mais sobre o conteúdo?

4.2 – PROBLEMATIZAÇÃO (discussão sobre o conteúdo)
· Por que é importante estudar sobre meio ambiente?
· No Brasil quais são as principais políticas de preservação ao meio ambiente?
· O que o governo está fazendo para protegê-lo?
· Na sua casa, o que tem conversado com os seus pais sobre meio ambiente?
· Que medidas têm tomado para preservar a água?
· Você tem animal de estimação? O que faz para preservar a saúde dele?

4.3 – Dimensões do conteúdo a serem trabalhadas na instrumentalização

Conceitual- O que é meio ambiente?

Histórica: Como era o meio ambiente na época dos nossos avós, pais? Como eram os animais? Antes tinha mais animais que hoje, por quê?

Geográfica: Em quais regiões do Brasil, do estado e do nosso município tem mais animais silvestres? E animais domésticos?

Econômica: O Ministério da saúde tem gasto muito por causa do meio ambiente? Quanto custa ficar um dia todo com a torneira ligada? Fica caro manter um zoológico? Há aumento de despesas para as escolas/pais/país por conta da falta de consciência dos alunos se não preservar as carteiras, cadernos, não desligar as luzes?

Social: A falta de conscientização sobre a preservação do meio ambiente afeta mais que classe social? Qual a classe social está mais/menos preocupada com o meio ambiente?

Legal: Há leis de preservação do meio ambiente?Os animais tem direito assegurado na legislação?
Política: Como o governo federal, estadual e municipal está atuando nesta causa?

5 – INSTRUMENTALIZAÇÃO.
5.1 – AÇÕES DOCENTES. (atividades a serem desenvolvida em cada disciplina)

Língua Portuguesa
1ª ATIVIDADE
Criar expectativas nos alunos com relação ao livro: Meia palavra não basta, de Maurício Veneza, São Paulo, Atual. 1998. (aqui apenas digitei o texto)


O guaxinim passou correndo pelo tamanduá. Curioso, o tamanduá perguntou ao guaxinim aonde ele ia com tanta pressa. O guaxinim respondeu, mas o tamanduá não ouviu direito. Só deu para entender que a palavra terminava em “eiro”. — Dinheiro? Deve ter alguém dando dinheiro! Vou lá também!E desandou a correr atrás do guaxinim.Os dois passaram correndo perto do cachorro-do-mato.— Aonde vocês vão correndo desse jeito? — perguntou ele.— Dinheiro! — respondeu o tamanduá, sem diminuir a carreira.— Bombeiro!? — exclamou o cachorro-do-mato.— Será que a mata está pegando fogo?Saiu então correndo atrás do tamanduá, que corria atrás do guaxinim,O sapo viu os três correndo e perguntou:— O que está havendo? Que pressa é essa?— Fogo!— gritou o cachorro-do-mato.— Jogo!?— Ih, é mesmo! Acho que a decisão do campeonato já começou!E foi pulando atrás do cachorro-do-mato, que corria atrás do tamanduá, que corria atrás do guaxinim.Vendo aquela correria, a ema perguntou o que estava acontecendo.— Começou! — gritou o sapo.— Tropeçou? Quem tropeçou?Ih, caiu, está machucado? — assustou-se a ema.E lá foi ela correndo atrás do sapo, que pulava atrás do cachorro-do-mato, que corria atrás do tamanduá, que corria atrás do guaxinim.Logo o grupo chegou à casa do guaxinim, que entrou esbaforido, deixando os outros do lado de fora. Depois de um tempo, voltou sorrindo aliviado. Só então percebeu a presença dos outros bichos em frente à sua casa.— Ué, o que vocês estão fazendo aí?— Ué digo eu, guaxinim— disse o tamanduá. — Cadê o dinheiro?—E o incêndio? A mata não está pegando fogo?— perguntou o cachorro-do-mato.— E o jogo? Não é hoje a partida decisiva?— indagou o sapo.—E quem tropeçou? — perguntou a ema.— Ficou muito machucado?— Não tem nada disso não, pessoal! Respondeu o guaxinim.— Então por que você estava correndo daquele jeito?— Eu vim correndo porque estava morrendo de vontade de ir ao banheiro.

2ª Atividade: Interpretação oral e escrita do texto:
a) Por que o guaxinim estava correndo tanto?
b) Qual foi o último bicho a seguir guaxinim? Por que ele fez isso?
c) Que bicho da história você acha que gosta de música? Por quê? (explorar bem capa do livro antes)
d) Você gostou do final da história? Se fosse o guaxinim o que ofereceria para os amigos?

3ª Atividade
Agora complete na folha o parágrafo com os respectivos nomes dos animais.
O ------------------PASSOU CORRENDO PERTO DO--------------
CURIOSO O -------------------------PERGUNTOU AO--------------
AONDE ELE IA COM TANTO PRESSA. O ---------------------- RESPONDEU, MAS -----------------------------------NÃO OUVIU DIREITO.

4ª Atividade.
O guaxinim, o tamanduá, o cachorro-do-mato, o sapo e a ema são bichos das florestas brasileiras. Não podemos cuidar deles em casa, como fazemos com o gato, o cachorro e o passarinho.
Vamos fazer uma pesquisa dos nomes de outros bichos que vivem na floresta brasileira? (sala de tecnologia).

CIÊNCIAS

5ª Atividade. Cartaz ilustrado dos personagens. Pesquisar figuras dos animais apresentados na história. (sala de tecnologia)

5ª.1 – Pesquisar sobre o mamífero guaxinim (sala de tecnologia)

6ª. Atividade Complete o quadro a partir dos nomes dos personagens da história Meia palavra não basta e do painel do cantinho de ciências.

Nome dos personagens (Organize uma tabela com essas informações, sendo os atributos postos na primeira linha da tabela e o nome dos animais na primeira coluna à esquerda )
Letra Inicial
Letra Final
Separe as sílabas
Quantidade de letras
Quantidade de Sílabas

Guaxinim

Tamanduá

Cachorro do mato

Ema


Sapo

Onça


Macaco


7ªAtividade – Ligue o desenho do animal ao nome correspondente e separe as sílabas.
CACHORRO ______ ______ _______

colocar fotos dos animais GUAXINIM _______ _______ _______
TAMANDUÁ ____ ______ _____ ____
SAPO _____ _____

8ª Atividade. Dos animais relacionados abaixo, escolha oito nome e monte sua cartela de bingo:
Cachorro – gato – galinha – galo – pato – pintinho – porco – guaxinim – tamanduá – ema – sapo – onça- cavalo – bezerro – burro – borboleta- arara – coruja.


Fazer tabela com 3 colunas e 4 linhas


9ª Atividade - Faça um x na frase que aparece o ponto de interrogação.

Onde vocês vão correndo deste jeito?
E começou a correr atrás do guaxinim.

O sapo viu os três correndo e perguntou:

EDUCAÇAO FÍSICA
Coreografia da música: Paraíso Colorido ou o sono dos bichos

10ª - Atividade – Passar a letra da música no papel pardo e ler coletivamente passando o dedo sobre as linhas.

11ª - Atividade - Distribuir a cópia da letra da música e ajudar as crianças localizarem o seu título, o intérprete e o compositor. Informar que a música está organizada em estrofes e ajudar as crianças a localizarem e contar cada estrofe.

12ª - Atividade - Com o auxílio de um aparelho de cd, propor aos alunos cantar a música e ir acompanhando a letra com o dedo, tendo cuidado para que o dedo acompanhe o que o olho vê e o que a boca fala.

13ª Atividade - Em seguida desligar o aparelho de CD e propor a turma uma leitura coletiva da letra da música. Orientar as crianças a utilizarem o dedo para acompanhar o que está escrito.

14ª Atividade - Orientar as crianças a procurarem e circularem na música somente o nome do bicho ditado. Nesse momento dosar os desafios de forma a possibilitar que todos consigam encontrar a palavra indicada:
- Quero que vocês procurem o nome elefante.
[...]
- Quem já circulou pode mostrar para o colega do lado. Quem já achou responda em qual estrofe ele está.
- Tem alguém que ainda não achou? - Com que letra começa o nome elefante? -
[...]
- Vamos ajudar o colega? Em que linha da penúltima estrofe está escrito vaquinha?
[...]
- Então prestem atenção! Eu quero que agora vocês me ajudem a escrever aqui no quadro a palavra vaca. - Prosseguir dessa forma com todos os nomes de animais selecionados para as crianças procurarem na música. Ao concluir o momento de identificação das palavras, solicite às crianças que ilustrem a música.

MATEMÁTICA
Elaborar situações problemas, interpretação de tabelas, gráficos contendo informações sobre animais:
15ª- Observe os desenhos e responda: (organizar dois conjuntos de desenhos, com dois tamanduás e 4 sapos, por exemplo)
a)Quantos tamanduás?
b)Quantos sapos
c) Quantos animais ao todo?
d)Quantos sapos a mais?
e) Quantos tamanduás a menos que sapos?

16ª Atividade– Escreva os numerais de 0 a 5.

17ª Atividade– Há 5 personagens na história Meia palavra não basta. Queremos acrescentar mais 3 na nossa história com os animais do painel do cantinho ciências . Com Quantas personagens ficaremos?

GEOGRAFIA:
Pintar de amarelo no mapa mundi onde tem mais animais silvestres. Destacar no Brasil de cor verde a região amazonas e rosa o pantanal;
Pesquisar animais sendo uteis para meios de transportes.

ARTES:
Dramatizar a história meia palavra não basta.
5.2 – AÇÕES DISCENTES:
Desenvolver as atividades propostas com auxilio dos professores e colegas.

6.0 – RECURSOS
Livro, lousa, papel sulfite, informática, canetão, tesoura, cola, revistas...
7 – CATARSE.

18ª Atividade Elaborar um texto sobre o meio ambiente

8. - PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO

8.1 – INTENÇÕES DO ALUNO
8.2 – AÇÕES DO ALUNO
- Desenvolveram a linguagem escrita

-Descobriram o que está escrito e onde

-Refletiram sobre as características do sistema alfabético

- Valorizaram o trabalho em parceria


ANÁLISE DO PLANEJAMENTO

Ao elaborar este plano docente tive o máximo cuidado para que ao desenvolvê-lo possa ter a existência de vinculações entre os principais atores envolvidos no processo ensino aprendizagem, ou seja, para que haja “estreita relação entre professor, aluno e conhecimento organizado no currículo” (SACRISTAN, 2000. P. 220).
As atividades elaboradas desta maneira, com certeza, favorecerão a uma aprendizagem mais significativa e, sobretudo voltada para a transformação social. Nesse caso, sublinho a necessidade dos professores e coordenadores pedagógicos investirem em planejamentos com atividades criativas, desafiadoras. Pois as tarefas segundo Sacristan (2000, p. 232-233) transformam-se em

[...] em elementos nucleares estruturadores do comportamento profissional dos docentes dentro dos âmbitos escolares porque facilitam que estes desenvolvam com certa desenvoltura no ambiente de classe e realizem as funções básicas que a instituição escolar tem atribuída pela sociedade [...].

Outrossim, este plano foi elaborado consoante a pauta de observações das dimensões das tarefas sugeridas por Sacristan ( 2000, p. 277 -278- 279) no que concerne ao:
· conteúdo
· substantividade epistemológica
· valor cultural
· relevância das aprendizagens inferidas para a vida
· atualidade e vigência científica
· ordenação dos conteúdos
· inter-relacionar conteúdos
· papel do aluno
· processos de aprendizagem
· conexão da experiência acadêmica com a experiência prévia
· compreensão dos tipos de aprendizagem
· análise de objetivos, motivação
· adequação à maturidade dos alunos
· adequação do tempo
· funções do professor
· Materiais
· adequação do tempo
· avaliação

Portanto, para se sonhar com uma educação inclusiva, mediadora da formação crítica dos educandos, é necessário repensar o currículo. Ele deve ser “entendido como a cultura real, que surge de uma série de processos, decisões prévias acerca do que se vai fazer no ensino e as tarefas acadêmicas reais que são desenvolvidas” (SACRISTAN, 2000, p. 86 – 87).

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SACRISTAN, J. Gimeno. O CURRÍCULO: uma reflexão sobre a prática. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

6 comentários:

  1. Desculpem, mas as ilustrações e tabelas originais não puderam ser reproduzidas aqui no blog, por isso coloquei algumas instruções, que tentam dar dicas sobre as tabelas e figuras. Creio que isso não prejudica a grandeza do plano e qualquer coisa, tenho o original.
    Abç!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom.Ajudou muito a desenvolver o meu plano.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, você poderia encaminhar o arquivo completo para meu e-mail: jarellerocha@hotmail.com.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Ótimo! Você poderia encaminhar o arquivo completo para meu e-mail: marlyhouly@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir